O que é o Dow Jones Brazil Titans 20?

O índice reflete o comportamento de ADRs brasileiras no mercado americano. Se você investe na Bolsa, deveria ficar de olho nele

Se você já pensou em investir na Bolsa de Valores ou estudou sobre o tema deve ter se deparado com o termo índice. Ele funciona como um termômetro do desempenho de um conjunto de ações de um determinado setor – seja na B3 ou no exterior. Em outras palavras: os índices foram criados para medir as variações desses ativos. Um índice pode representar um conjunto de ações mais negociadas na Bolsa, ações de small caps ou até mesmo ações de empresas ligadas aos critérios ESG.

É aí que entra o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR. O índice, criado em 2004 pela BM&F e a Dow Jones, reflete o comportamento de ADRs brasileiras no mercado americano. “É um índice que acompanha as 20 ações brasileiras de maior tamanho e liquidez de empresas listadas na NYSE e NASDAQ”, explica Mauro Morelli, estrategista-chefe da Davos Investimentos. O Dow Jones Brazil Titans 20 ADR foi criado para representar o país no grupo de índices Dow Jones Titans. 

Como ele é calculado?

O Dow Jones Brazil Titans 20 ADR é calculado e divulgado a cada 15 segundos por meio da fórmula de Laspeyres, que leva em consideração três fatores: capitalização de mercado, quantidade negociável e volume médio negociado. O índice é composto por ações de empresas de diversos setores: materiais básicos, financeiro, gás de petróleo, utilidade pública, telecomunicações, bens de consumo, serviços e industriais. Petrobras, Vale, Itaú e Gerdau são algumas das companhias que compõem o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR atualmente. 

“O índice passa por uma revisão anual, mas pode ser revisto a qualquer momento se houver um evento que possa impactar uma empresa. Por exemplo: uma companhia pode quebrar e sair do índice antes dessa revisão”, explica Rodrigo Natali, estrategista chefe da casa de análise inv.

Por que você deve ficar de olho nele?

Se você pensa em investir na Bolsa, deve prestar atenção nos principais índices. O desempenho do Ibovespa, por exemplo, já é acompanhado de perto por quem investe em ações no Brasil. “Por mais que a vida do investidor brasileiro esteja no Brasil – consumo, família, gastos – é importante também que ele tenha um olhar para fora”, ressalta Morelli. 

Quando se fala no Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, ele pode funcionar como um parâmetro para analisar as ações brasileiras no mercado internacional. Como os ADRs têm preços atrelados aos ativos negociados na B3, a alta ou queda deles na bolsa internacional pode influenciar nas ações brasileiras. Em períodos como feriados no Brasil, acompanhar o índice lá fora é interessante, já que o movimento das ações nos Estados Unidos pode ser replicado com a retomada das atividades.