Do BBB22 para o seu bolso: 5 lições que o reality show traz para os investimentos

Definir metas é uma delas. Saiba o que mais você pode aprender com o programa
Pontos-chave:
  • Estude o ambiente para não tomar decisões erradas
  • Trace objetivos, observando os riscos e olhando para os prazos

Nesta terça-feira (26), acontece a final da 22ª edição do Big Brother Brasil, com a votação que definirá o vencedor do reality show. Arthur Aguiar, Douglas Silva e Paulo André disputam o prêmio de R$ 1,5 milhão depois de três meses confinados na casa. Resultados à parte, você, como investidor e investidora, pode aprender algumas lições com a trajetória dos participantes no programa. Separamos cinco delas:

1. Defina suas metas

Assim como os participantes do BBB22 que definiram suas metas pessoais ou profissionais antes de entrar na casa, você também deve traçar objetivos quando o assunto é investimentos. Ter independência financeira, fazer um intercâmbio, garantir a aposentadoria ou comprar uma casa são alguns exemplos. Investir nada mais é do que se planejar, mapear e alcançar metas. Quando você sabe onde quer chegar, fica mais fácil percorrer o caminho. 

2. Estude o cenário

Os participantes já entram no BBB entendendo as regras do jogo, com estratégias bem definidas e sabendo o que esperar das provas. Nos investimentos, não deve ser diferente. “Como um bom jogador ou investidor ou investidora, você precisa estudar o ambiente para não tomar decisões erradas. Nos investimentos, é fundamental entender como funciona cada modalidade para então escolher a que mais se encaixa nos seus objetivos”, ressalta Felipe Santos, consultor de investimentos da Aplix Advisory. 

3. Conheça os riscos

A trajetória dentro de um reality show tem seus riscos. Os jogadores podem passar semanas confinados ou sair no primeiro paredão com rejeição do público. Aqueles que mergulham nessa aventura têm consciência disso. Investir também tem seus riscos e exige uma análise de  perfil. “Se você quer arriscar menos, pode optar pela renda fixa. Se tem um perfil mais arrojado, pode investir em ações ou outros ativos da renda variável. O importante é entender sua tolerância ao risco e saber que sempre vai ter uma carteira de investimentos adequada para você”, explica Felipe.

4. Não se esqueça dos prazos

Os participantes do BBB têm três meses para alcançar o objetivo final: ganhar o prêmio de R$ 1,5 milhão. Cada investimento também tem seu prazo, que deve ser respeitado. “Cada ativo funciona de um jeito. Investir em ações, por exemplo, requer normalmente uma estratégia de longo prazo. Já a renda fixa tem opções com liquidez. Se atentar aos prazos é importante para não perder seu patrimônio”, explica o consultor de investimentos.

5. Seja responsável com seu dinheiro

Não é incomum vermos vencedores do BBB que gastaram toda a grana e fizeram más escolhas para a gestão do prêmio. Na “vida real” como investidor, manter o foco e ser responsável com seu dinheiro também é fundamental. “Hoje em dia, temos acesso a muitas informações. Se entrar um dinheiro a mais inesperado, use com responsabilidade. É importante também estar atento aos golpes, que estão cada vez mais sofisticados”, alerta Felipe.