Dica do especialista: diversifique a carteira de investimentos com moedas estrangeiras

E lembre-se de focar estes, e outros ativos financeiros, no longo prazo
Pontos-chave:
  • Quando você coloca o seu patrimônio em diversos ativos, a má performance de um investimento pode ser revertida com o lucro de outro

Faça sol ou faça chuva, a gente está aqui mostrando para você, querido leitor e querida leitora, o quão é importante diversificar os seus investimentos. Afinal de contas, os planejadores financeiros afirmam que, quando você coloca o seu patrimônio em diversos ativos, a má performance de um investimento pode ser revertida com o lucro de outro. Assim, o risco total da sua carteira é diluído.

Diversifique também em moedas estrangeiras

É com essa ideia em mente que Victor Natal, estrategista de ações do Research para Pessoa Física do Itaú BBA, indica aos investidores que diversifiquem também com relação às moedas.

“Quando investimos, a gente tem, por uma série de motivos, a tendência de ficar com a maior parte, ou às vezes 100% dos nossos investimentos atrelados a àquela moeda do país em que vivemos. E isso traz uma série de riscos, mas que conseguimos diminuí-los se a gente tiver uma exposição a outros países, a outras moedas. Sem esquecer de unir esses investimentos em papeis estrangeiros com um horizonte de tempo longo”, explica Natal.

Dessa forma, é possível reduzir uma boa parcela de problemas em relação à performance dos seus ativos financeiros. “Além de conseguir ter uma bela diversificação que, no longo prazo, certamente vai fazer bem aos seus investimentos”, aponta o especialista.

Sobre o nosso Manhã Inteligente

Quer ficar por dentro dos assuntos que estão em alta no cenário econômico e ainda ter dicas sobre finanças? Então não perca o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, agora em novo horário: às 8h30.