Dica do especialista: título público atrelado à inflação

Tesouro IPCA + com vencimento para 2030 paga prêmio de 5,63% ao ano
Pontos-chave:
  • Alta dos preços ainda assusta investidores e consumidores
  • Título é indicado para proteger o patrimônio da inflação

A semana que começa hoje (16) tem poucas divulgações de dados econômicos, mas nesta terça-feira (17) saberemos a quantas anda um dos índices de inflação que pesa no seu bolso: o IGP-10, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que aponta o aumento de preços de matérias-primas e de serviços. “A expectativa é de que o índice venha mais moderado, o que pode indicar o começo da desaceleração da inflação”, afirma Victor Vietti, especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco.

No Manhã Inteligente desta segunda-feira (16), Victor citou um papel específico para cenários como o atual: o Tesouro IPCA +, com vencimento para 2030, que paga prêmio de 5,63% ao ano. “Com a desaceleração da inflação, a parte prefixada tende a reduzir, afirma Victor.

O que é o Tesouro IPCA +?

O Tesouro IPCA+ é um ativo de renda fixa, com parte da rentabilidade atrelada ao IPCA, e outra parte a uma taxa prefixada. Os especialistas indicam este título para proteger o patrimônio dos investidores contra a inflação. O papel é mais indicado para quem não tem tanta pressa e pode deixar o dinheiro investido por cinco anos, por exemplo. Obviamente, você pode fazer o resgate antes disso, pelo mercado secundário, e pode perder rentabilidade.

A rentabilidade do Tesouro IPCA + pode ser de dois tipos: no vencimento ou semestralmente. E o Imposto de Renda segue a tabela regressiva, que começa em 22,5% indo até 15%, para prazos que variam de 180 a 720 dias investidos.

O que é o IGP-10?

O IGP-10 mede a evolução de preços entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês atual. Ele é formado por 60% do IPA-10 (Índice de Preços por Atacado-10), 30% do IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor-10) e 10% do INCC-10 (Índice Nacional de Custos da Construção-10). De acordo com a FGV, o IGP-10 é o balizador de tarifas públicas, aluguéis e planos e contratos antigos de seguros de saúde. Sua importância, portanto, vem de toda essa abrangência.

Sobre o Nosso Manhã Inteligente

O Manhã Inteligente é nosso programa que trata do mercado financeiro e que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e em nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 9h30.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.