Dica do especialista: ETF que segue o desempenho dos títulos públicos

É fácil investir no IMAB11, que tem alta liquidez e baixo valor de cota
Pontos-chave:
  • Papel replica o desempenho dos títulos de renda fixa do índice IMA-B
  • Papéis seguem alguns critérios, como ter vencimento inferior a um mês em relação ao período de vigência da carteira

Tema permanente entre consumidores e investidores, a inflação também tem que ser a preocupação da sua carteira. “Não tem como fugir da inflação. A meta é pelo menos manter o poder de compra”, disse o especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco, Victor Vietti, no Manhã Inteligente desta quarta-feira (18). A dica de hoje é o ETF de inflação negociado na B3, o IMAB11, que segue o IMA-B calculado pela Anbima, sem especificidade quanto ao vencimento. “E tem a facilidade de investir: basta ter conta em corretora. A liquidez do papel é diária, ou seja, você consegue vender no mesmo dia. E o investimento inicial é baixo: cerca de R$ 100”, afirma Victor.

O que é o IMAB11?

O IMAB11 replica o desempenho dos títulos públicos de renda fixa do índice IMA-B. Ele é um ETF de renda fixa, com títulos pós-fixados do Tesouro Nacional. São 13 títulos do índice IMA-B, da Anbima, que seguem alguns critérios, como ter vencimento inferior a um mês em relação ao período de vigência da carteira e são títulos vendidos nos dois últimos dias úteis anteriores à data de revisão da carteira.

Todos os títulos públicos do ETF IMA-B são indexados à inflação, pelo IPCA. Eles oferecem um prêmio que varia de acordo com os vencimentos. Portanto: quanto mais tempo, maior o prêmio.

Imposto de Renda sobre o IMAB11

O IMAB11, que está na Bolsa, entra na tributação de renda variável do Imposto de Renda, de 15%. Mas veja: o governo não cobra IOF no caso de vendas nos primeiros 30 dias, o famoso come-cotas.

Sobre o Nosso Manhã Inteligente

Vem com a gente: o Manhã Inteligente acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 9h30.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.