Dica do especialista: um podcast para você conhecer o outro lado da economia
Freakonomics é apresentado por Stephen Dubner, coautor do livro que leva o mesmo nome do programa

Você acompanha o mercado financeiro direitinho, mas queria uma visão diferente sobre o que está acontecendo. Se domina o inglês, você pode e deve acompanhar o podcast Freakonomics Radio, produzido, dirigido, roteirizado e apresentado pelo jornalista Stephen Dubner, coautor do livro Freakonomics, um sucesso de vendas dos anos 2000. “O programa trata de maneira divertida e curiosa o mercado financeiro”, disse o especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco, Victor Vietti, no Manhã Inteligente desta sexta-feira (24).
A intenção do programa é, uma vez por semana, levar aos ouvintes as informações sobre o mercado que você pensa que sabe, mas não sabe. É o que chamamos de bastidor: um detalhe que poucos conhecem e que muda sua percepção sobre um fato.
Nos episódios mais recentes, Dubner questionou se a derrocada das criptomoedas é o fim do blockchain. “Não”, afirmou categoricamente. “E este é o lugar para você, que é bullish, bearish ou só está confuso”, afirma Dubner.
Freakonomics: livro na lista de best-sellers
Consagrado mundialmente, Dubner tem acesso a nomes de peso, como vencedores de Prêmio Nobel, intelectuais e empresários. Pudera: o livro, lançado em 2005, ficou dois anos na lista de best-sellers do jornal The New York Times.
The Economist, New York Magazine, Amazon.com e Barnes & Noble o colocaram no alto de suas prateleiras.
Se fôssemos traduzir, Freakonomics seria algo como “economia excêntrica”. A obra trata logo de cara sobre como a corrupção começou. Neste caso, a tese é de que, quanto maior o incentivo dado a um profissional, mais ele considera ser corrompido. E por aí vai.
Sobre o Nosso Manhã Inteligente
Vem com a gente: o Manhã Inteligente acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 9h30.
Jornalista com quase 25 anos de experiência, trabalhou no UOL, Valor Econômico, Revista Você S/A, Exame, Forbes Brasil, além de 6 anos como estrategista de comunicação em assessoria de imprensa e em casa de análise.
Companhia estima levantar cerca de R$ 1 bilhão
Entenda os prós e contras do mecanismo
Saiba qual pode ser a estratégia ideal para ter moedas digitais na carteira
Os títulos de renda fixa podem ser com prazo de vencimento definido ou indefinidos
Movimentação de casas tradicionais em investimentos, como Abrdn, BlackRock, Schroders e Charles Schwab, sinaliza maior aceitação de ativos digitais
Foi a pergunta que fizemos para o economista Antonio Corrêa de Lacerda
A estratégia tende a diluir os riscos da carteira e até mesmo otimizar os ganhos, dependendo dos cenários. Saiba como evitar a "diversificação ingênua"
Investidores estão atentos às propostas dos candidatos para a economia
Especialistas dizem que temas como créditos de carbono, bioeconomia e impacto social devem estar cada vez mais presentes nas discussões sobre dinheiro
Gilson Finkelsztain reconhece que panorama não está favorável para renda variável, mas acredita em uma onda de crescimento em 2023
Guru de Warren Buffett explica como se tornar um investidor inteligente