CVM suspende corretoras; saiba como escolher empresas idôneas

Sete empresas não tinham autorização para estar no mercado: Raw Trading, International Capital Markets Pty, IC Markets (EU), Markets, KOI Global LLC, Ventura Group e Orotrader

A CVM divulgou um alerta sobre a atuação irregular de sete corretoras e a suspensão (também chamada de stop order) de qualquer oferta pública de serviços de corretagem. Nenhuma das empresas tinha autorização para intermediar valores. Mesmo assim, se apresentavam como corretoras na internet e em perfis de redes sociais para captar recursos de investidores.

No comunicado ao mercado de capitais, a autarquia cita que foram identificados indícios de que a prática vinha sendo realizada pelas empresas Raw Trading LTD, International Capital Markets Pty, IC Markets (EU) Ltd. e IC Markets Ltd, que se apresentam como responsáveis nos sites www.icmarkets.com e www.icmarkets.com/global/pt.

A irregularidade também foi verificada na atuação das empresas KOI Global LLC, Ventura Group e Orotrader, que negociavam bitcoins. Nenhuma das citadas integra o sistema de distribuição de valores, que permite que agentes e instituições financeiras exerçam a função de compra e mediação de ações em Bolsas de Valores ou no mercado de balcão. Por isso, a suspensão foi adotada até que a situação seja corrigida.

O que significa a suspensão das atividades de uma corretora?

A suspensão das atividades é uma medida cautelar e foi publicada nos atos declaratórios de números 19.505 e 19.513. Se não adotarem a determinação, os envolvidos podem pagar multa diária no valor de R$ 1.000. Enquanto o stop order estiver em vigor, os investidores que forem abordados por uma das empresas devem fazer um registro on-line no Serviço de Atendimento ao Cidadão na página da CVM, de acordo com a autarquia.

Como escolher uma corretora?

Escolher uma corretora não é uma das tarefas mais fáceis para o investidor, seja ela uma empresa que negocia ativos reais ou do mundo virtual, as criptomoedas. Nossa Bolsa de Valores, a B3, tem 102 corretoras cadastradas, e você pode checar uma a uma aqui. Além disso, há listas e mais listas que enumeram as melhores corretoras do Brasil, segundo alguns critérios. Esses rankings também podem te ajudar. E há também as corretoras que você conhece porque alguém te indicou.

Não descarte nada disso. Pegue todas essas informações (B3 + rankings + indicação de conhecidos) e vá a campo. Ligue para aquelas que mais te chamaram a atenção e pergunte tudo: quais taxas cobram, qual o valor dessas taxas, quais ativos elas vendem, quais investimentos acompanham de perto, se soltam relatórios e com qual periodicidade, se têm um analista disponível sempre que você tiver alguma dúvida. E sinta se este pré-venda te satisfaz. Comece investindo pouco e vá aumentando seus aportes. Se você for bem tratado ou bem conduzida, vá em frente.

No caso das criptomoedas, os especialistas são unânimes: escolha as exchanges (corretoras) conhecidas, que provavelmente são as maiores. De maneira nenhuma entre em um esquema que pareça fácil, com retorno imediato. Lembre-se da regra básica dos investimentos: neste mundo, nada é garantido.

Com reportagem do Valor Investe