O que são NFTs?

A nova tecnologia vende fotos, vídeos, obras de arte e até memes por milhares de dólares; essa moda não é passageira

NFT
– Ilustração: Renata Miwa

Pontos-chave

  • Você pode comprar diretamente um NFT ou investir em ativos ligados ao tema
  • A expectativa é tão alta que o Mercado Bitcoin vai lançar um marketplace de NFTs em 2022

Você já ouviu falar de NFTs? Fotos, vídeos, obras de arte e até memes podem ser vendidos por milhares de dólares com essa nova tecnologia. E, se você já ouvir falar, mas acha que esta é uma moda passageira, fica o alerta: você pode estar deixando passar grandes oportunidades. 

Como funcionam os NFTs?

Vamos começar do começo: NFT é a sigla em inglês para token não-fungível. É um certificado de propriedade que não pode ser substiuído ou compartilhado. Então, quando uma pessoa compra o NFT de uma casa virtual no metaverso não significa que ela será a única a ter o direito de usá-la ou algo parecido com direito autoral, mas que a versão original é dela. 

Qualquer pessoa pode criar um NFT, basta ter uma conta em uma corretora de criptoativos, comprar uma moeda (a mais usada para esse fim é o etherium), transferi-la para um app de carteira digital e conectar esse app a uma plataforma de compra e venda de NFTs. Com carteira digital, conta e site de NFT conectados, o usuário faz o upload do que quer transformar em NFT e o transforma em um token único certificado via blockchain

Como investir em NFT? 

Não existe uma cotação de NFTs, como no mercado de ativos negociados na Bolsa de Valores. Comprar um NFT é como comprar uma obra de arte: você compra e espera que o ativo se valorize. Para isso, é preciso entender do mercado do qual o ativo faz parte, já que muitas coisas podem ser transformadas em NFT, até mesmo ativos físicos. 

Para Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin, porém, é mais indicado que investidores iniciantes apostem em empresas que fazem parte do ecossistema de NFTs. Ele indica o investimento na Solana, uma plataforma pública de blockchain. O especialista diz que devem surgir cada vez mais novos usos para o NFT, com empresas e criadores de conteúdo migrando para a tecnologia e criando experiências únicas atreladas a esses ativos. Por isso, é um investimento que pode ser interessante. 

É tão interessante que o próprio Mercado Bitcoin está investindo pesado em NFTs. Em janeiro a plataforma vai lançar um marketplace de NFTs. “Este é um mercado gigantesco e uma das grandes apostas do Mercado Bitcoin para 2022 é na infraestrutura para tecnologia NFT”, diz Tota. 

Whitelists: que bicho é esse?

Quem quer comprar um NFT precisa saber o que são as whitelists, ou listas brancas, em tradução livre para o português. Em algum momento antes do lançamento os desenvolvedores abrem-se essas listas e que permitem que apenas clientes selecionados participem dos leilões. Além da disputa no leilão, há competição para entrar na lista. 

Essas listas existem para recompensar os primeiros apoiadores do projeto que será vendido como NFT. São muito usadas em games, como um prêmio aos primeiros jogadores e quem mais divulga o projeto. 

Os desenvolvedores geralmente não deixam investidores muito ricos (apelidados de baleias) ou traders entrarem nessas listas para que eles não manipulem o resultado do leilão e definam o sucesso ou fracasso do certame apenas por terem muito dinheiro. Aqui, conta a experiência e envolvimento com o ativo leiloado. 

Um estudo da plataforma especializada em blockchain Chainalysis mostrou que usuários que participam de whitelists e depois vendem seu NFT recém-criado têm, em média, um lucro de 75,7% contra apenas 20,8% de ganho de usuários que ficam de fora dessas listas.


Você também pode gostar
Valor Econômico Publicado em 17.maio.2022 às 07h47
Maior parte das ações na Bolsa acumula queda desde início de 2021

Das 100 ações do IBrX, 64 têm perda no período

6 min
Diogo Rodriguez Publicado em 16.maio.2022 às 17h04 Duração 1 min.
O que é investir? Basicamente, é emprestar dinheiro

A gente ouve falar muito em investimentos. Mas o que é investir? O que significa esse ato? Veja mais no Me Explica na IF

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 15h16
Estrangeiros já sacaram R$ 12,6 bilhões da Bolsa em maio

Movimento positivo no ano diminuiu para R$ 45,03 bilhões

1 min
Valor Econômico Publicado em 16.maio.2022 às 14h08
Análise: Fala de diretor do Banco Central reduz chance de juro acima de 13,25%

O ponto mais importante foi a indicação de que o Copom avalia duas alternativas para chegar à meta de inflação: subir os juros a um pico maior ou adiar o ciclo de baixa

6 min
Manhã Inteligente Publicado em 16.maio.2022 às 10h50
Greve no Banco Central, dados econômicos de Brasil e EUA, novo índice agro na B3

Isabela Carvalho e Victor Vietti comentam esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos