Brasileiros batem recorde de investimentos no exterior em 2021

Investidor busca proteção contra a inflação e maior rentabilidade; conheça os investimentos internacionais mais atrativos

– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Os brasileiros nunca investiram tanto no exterior. O desejo de proteger o patrimônio de uma inflação que já supera os 10% ao ano tem alimentado a busca por aplicações fora do país. Com a maior demanda, gestoras apostam no lançamento de fundos internacionais voltados para o público geral, não mais apenas para investidores qualificados.

O patrimônio investido no exterior cresceu 28,7% em novembro, em relação ao mesmo mês de 2020, e atingiu o volume recorde de R$ 827,19 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Em 2021, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, acumulou queda de 11,92%. Na renda fixa, apesar de a Selic estar em 9,25%, investimentos indexados pela taxa básica de juros renderam apenas 4,42% no ano. Enquanto isso, o dólar subiu 7,47% em 2021. E o índice S&P 500, que reúne ações das bolsas de Nova York e Nasdaq, avançou quase 30%.

Conheça os investimentos internacionais mais atrativos

Brazilian Depositary Receipt (BDR)

O BDR, ou certificado de depósito de valores mobiliários, é um ativo emitido no Brasil que representa outro ativo emitido por companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no exterior. É uma forma de o investidor comprar diretamente na Bolsa brasileira ações negociadas nos mercados internacionais. Alguns BDRs disponíveis na B3 são da Alphabet Inc. (Google), Amazon, Tesla, Apple, entre outros. Para saber mais leia BDR no glossário IF.

Exchange Traded Fund (ETF)

O ETF de Ações, também conhecido como Exchange Traded Fund, é fundo negociado em Bolsa que representa uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance de um índice de referência. Assim, o investidor pode comprar cotas de um fundo que seja lastreado, por exemplo, nos índices de ações de Nova York. Para saber mais leia ETF no glossário IF.

Fundo cambial

São fundos de investimentos que têm, no mínimo, 80% de seu patrimônio investido em ativos que sejam relacionados, direta ou indiretamente (via derivativos), a moedas estrangeiras ou à variação de uma taxa de juros chamada de cupom cambial.

Fundo de investimento no exterior

Englobam os fundos ETF, cambiais, de BDRs e multimercado com patrimônio investido no exterior. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deve editar no primeiro semestre deste ano uma nova regra de fundos de investimento, com mudanças para facilitar a diversificação do portfólio. Entre as possibilidades estudadas está a autorização para que fundos destinados ao público em geral possam aplicar 100% dos recursos no exterior.

Real Estate Investment Trust (Reits)

Os Reits são empresas que operam rendas provenientes de imóveis nos Estados Unidos. Funcionam de forma semelhante à dos fundos imobiliários. No Brasil, é possível investir nessas companhias através de ETFs ou BDRs.


Você também pode gostar
Anne Dias Publicado em 20.maio.2022 às 11h12
Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 11h04
Dólar cai até R$ 4,89 e juros futuros oscilam perto da estabilidade

Moeda americana se desvaloriza em todo o mundo nesta manhã

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 11h01
Bolsas de NY apontam para recuperação na sessão desta sexta

Mercado americano vem de dois pregões seguidos de queda

Manhã Inteligente Publicado em 20.maio.2022 às 10h40
ETFs de renda fixa, privatização da Eletrobras, queda de lucro de empresas

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos nesta sexta (20)

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 09h28
Rio ou São Paulo: onde o aluguel é mais barato?

Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 08h16
Bolsas asiáticas fecham em alta após China cortar taxa de juros

Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 08h09
Fundos de ações de Petrobras e Vale renderam até 25 vezes mais que o FGTS desde o lançamento

Trabalhador poderá usar dinheiro do fundo de garantia para comprar ações da Eletrobras