Nas profundezas da análise técnica: o que foi o ‘Turtle Experiment’?

A ideia era multiplicar de forma acelerada o número de bons traders no mercado

Richard Dennis e William Eckhardt, dois dos maiores traders da História, realizaram o Experimento da Tartaruga, com diversas regras e premissas, para mostrar que qualquer pessoa poderia virar um trader e lucrar por meio dessa profissão. Usando seu próprio dinheiro e negociando com novatos, como foi o experimento?

Em 1983, Dennis já era reconhecido no mundo como um grande investidor da Bolsa de Valores dos Estados Unidos. É um daqueles casos raros de quem se arriscou muito e conseguiu acumular muito dinheiro. Sua quantia inicial, de cerca de US$ 5.000, foi elevada para mais de US$ 100 milhões.

Eckhardt e Dennis falavam muito sobre o sucesso como investidores. Enquanto Dennis acreditava que o investimento nas Bolsas poderia ser democrático, Eckhardt acreditava que se tratava de dom.

Para resolver esse impasse, Dennis resolveu criar o “Turtle Experiment”. A ideia era montar uma espécie de clube de entusiastas e investidores dispostos a aprender os macetes e as estratégias que levaram o experiente negociador ao topo.

O treinamento, que foi divulgado na época no The Wall Street Journal, duraria duas semanas e poderia ser repetido várias vezes para quem quisesse. Ele chamou seus alunos de “tartarugas” depois de relembrar das visitas  às fazendas de criação desse tipo de animal em Cingapura. Mas por quê? Eram investidores mais “lentos” como as tartarugas por assim dizer?

Não! Pelo contrário. A criação e reprodução das tartarugas era tão rápida que o paralelo de Dennis era justamente esse: multiplicar de forma acelerada o número de bons traders no mercado.

Os mandamentos das tartarugas

Dennis estipulou alguns mandamentos que norteavam seu trabalho como investidor. Veja alguns deles:

  • Observe os preços em vez de se basear na opinião dos outros.
  • Aprenda a estabelecer limites tanto nas compras quanto nas vendas de acordo com o seu apetite ao risco. E tenha mais claro em que situações você buscará os lucros ou redução das perdas.
  • Assuma posições maiores em mercados menos voláteis e diminua exposição aos mercados mais voláteis.
  • Nunca arrisque mais de 2% de sua conta em uma única negociação.
  • Se você deseja obter grandes retornos, precisa se sentir confortável com grandes perdas.

A história sobre como pessoas comuns, que nunca haviam investido dessa forma, conseguiram ter algum sucesso não necessariamente reflete a facilidade com que Richard Dennis pregava. Mas não deixa de ser mais um capítulo curioso da história do mercado financeiro. Lembre-se: antes de investir, verifique seu perfil de investidor e evite grandes aventuras no curto prazo, caso seu apetite ao risco não seja compatível.

*Texto escrito por Leonardo Pinto, jornalista, e Fabio Perina, estrategista de ações do Itaú BBA. Artigo originalmente publicado no feed de notícias do íon Itaú. Para ler este e outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.