Alta de juros provoca corrida por dividendos em Wall Street

Investidores abandonam empresas que não pagam dividendos ou pagam pouco
Pontos-chave:
  • Desde o início de 2020, boas pagadoras superam aquelas com pagamentos mais baixos
  • Muitas das ações com os maiores rendimentos no S&P 500 têm superado o mercado

O dinheiro é rei agora. A evidência mais recente: a adoção de ações que pagam dividendos em detrimento de outras favoritas de longa data, as empresas que fazem recompras. Os investidores estão correndo para empresas que prometem pagamentos regulares aos acionistas, um sinal da fome de Wall Street por dinheiro na mão, à medida que o Fed aumenta as taxas de juros e os principais índices de ações sofrem.

Eles estão se voltando para empresas como a AT&T Inc. e a fabricante de cigarros Altria Group Inc., enquanto o mercado mais amplo passa por um dos períodos mais voláteis da última década. Preocupações com o aumento das taxas de juros, a inflação altíssima e a desaceleração do crescimento viraram o mercado de ações de cabeça para baixo, levando muitos investidores a abandonar as empresas de alto escalão que dominaram na última década – empresas que geralmente não pagam dividendos ou pagam apenas dividendos pequenos.

Empresas estão recomprando ações

Empresas que optaram por recomprar ações e pagar dividendos gordos foram frequentemente recompensadas ​​pelos acionistas nos 20 anos que antecederam a pandemia de covid-19. Ultimamente tem havido uma divergência.

Desde o início de 2020, as empresas que pagam altos níveis de dividendos continuam superando aquelas com pagamentos mais baixos, enquanto as ações das empresas que investem mais dinheiro em recompras de ações ficaram para trás daquelas com as recompras mais baixas, segundo analistas do Credit Suisse.

“Se eu puder escolher entre você comprar mais ações ou você me dar dinheiro, prefiro o dinheiro”, disse Max Wasserman, fundador da Miramar Capital, que supervisiona ações de empresas que pagam dividendos, incluindo a United Parcel. Service Inc., que impulsionou seu retorno aos investidores este ano.

A mudança mostra o prêmio que os investidores estão pagando por pagamentos constantes em dinheiro, em vez da promessa de lucros futuros. Essa preferência só se intensificou à medida que o Fed embarca em uma campanha ambiciosa para aumentar as taxas de juros para conter a inflação. A alta inflação e o aumento das taxas de juros corroem o valor dos lucros futuros das empresas, ao mesmo tempo em que aumentam a atratividade do dinheiro hoje.

Um fundo negociado em bolsa que visa investir em empresas com muito dinheiro em caixa, o ETF Pacer US Cash Cows 100, subiu cerca de 2% este ano, enquanto os principais índices registraram quedas de dois dígitos.

Muitas das ações com os maiores rendimentos de dividendos no S&P 500 têm superado o mercado mais amplo. As ações da AT&T subiram 12% este ano, enquanto as ações do Altria Group avançaram 10% e as ações da operadora de dutos Oneok Inc. aumentaram 8,2%. Todas as três ações têm rendimentos de dividendos superiores a 5%, de acordo com o FactSet. O índice de referência caiu 17% em 2022 e está oscilando no limite do território do mercado de baixa.

As empresas do S&P 500 pagaram um recorde de US$ 137,6 bilhões em dividendos no primeiro trimestre, de acordo com o S&P Dow Jones Indices, e o analista sênior de índices Howard Silverblatt espera que um novo recorde seja estabelecido no trimestre atual.

O índice S&P 500 High Dividend (dividendos) subiu 2,8% em 2022, enquanto o índice S&P 500 Buyback (recompras) caiu 12%.

Foco já foi o valuation

As ações de dividendos nem sempre foram estrelas de desempenho. Nos últimos anos, muitos investidores se concentraram em empresas com avaliações (valuations) elevadas, muitas das quais ofereciam grandes pagamentos no futuro, e não agora. Este ano, muitas dessas apostas tiveram uma reviravolta e pesaram no mercado mais amplo. Os investidores disseram que o dinheiro oferecido pelas empresas que pagam dividendos é mais valioso para eles agora porque as taxas de juros estão mais altas.

John Augustine, diretor de investimentos do Huntington Private Bank, disse que as estratégias de ações de sua empresa vêm adicionando papéis que pagam dividendos nos últimos meses, a ponto de cada uma ter um rendimento de dividendos maior do que seu benchmark.

“Não sabemos o que o Fed vai fazer no ano que vem, então quero o dinheiro agora”, disse Augustine.

Investidor quer dinheiro, óbvio

O desejo por dinheiro é claro na enorme diferença de desempenho entre as ações de grande capitalização dos EUA com os maiores rendimentos de dividendos e aquelas que não pagam dividendos.

As ações do Russell 1000 com os maiores rendimentos de dividendos em 19 de novembro de 2021 subiram em média 4% nos seis meses seguintes, de acordo com o Bespoke Investment Group. As ações das empresas Russell 1000 sem dividendos caíram em média 29% nesse período.

Giorgio Caputo, gestor de fundos do JOHCM Global Income Builder Fund, disse que tem favorecido as empresas de energia ultimamente, devido à perspectiva de maiores dividendos. Além disso, ele fez ajustes em sua carteira por causa da inflação mais alta e aumento das taxas de juros.

“É quase uma mudança de 180 graus do que vimos na última década”, disse ele.