Como encontrar ações que valham a pena investir?

Na Entrevista da Semana, Felipe Miranda, estrategista-chefe e sócio-fundador da Empiricus, mostra o que você deve levar em conta quando for montar sua carteira de ações

A B3, nossa Bolsa de Valores brasileira, tem mais de 400 empresas que negociam suas ações. Nesse mar de opções, como identificar um bom papel? Existe um melhor momento para comprar? Como avaliar?

Na Entrevista da Semana, Anne Dias, editora da Inteligência Financeira, conversa com o economista Felipe Miranda, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análises Empiricus. A empresa tem mais de 400 mil assinantes, e recentemente foi adquirida pelo BTG Pactual.

Para encontrar ações que valham a pena, o investidor deve entender, pelo menos, como funciona o valuation da empresa. Esse é um dado a ser considerado para qualquer ativo, segundo Miranda, até mesmo para um apartamento. “Qual é o valor instrínseco do seu apartamento? Quanto ele deveria valer?”, questiona. Existem duas maneiras de fazer tal cálculo. A primeira é perguntar para os vizinhos e para os porteiros, e, assim, descobrir os preços pagos correntemente. Outra maneira é comparar o apartamento com ele mesmo. Para fazer isso, você pode somar todos os aluguéis que você poderá receber ao longo do tempo.

Com ações, funciona do mesmo modo. A comparação pode acontecer entre empresas parecidas com a analisada, por exemplo. Ou chega-se se um valor estimando os fluxos de caixa que a empresa pode vir a ter. Este último se chama de “fluxo de caixa de descontado”. No entanto, a pessoa física está em desvantagem ao fazer esse valuation, afirma Miranda. Isso demanda tempo e esforço. Entenda como tudo isso funciona na Entrevista da Semana!