Cinco livros que vão mexer com o seu jeito de pensar nas finanças

O megainvestidor Warren Buffett passa pelo menos seis horas por dia lendo – e não estamos falando de balanços de empresas. Para ele, o conhecimento é como os juros compostos: têm o poder de enriquecer as pessoas

Cinco livros que vão mexer no seu bolso

É claro que você não precisa seguir à risca os passos do bilionário Warren Buffett, considerado por muitos o maior investidor de todos os tempos. Buffett defende que trazer o hábito da leitura para a rotina é um passo importante para a educação financeira. Para orientar você nesta jornada, trouxemos cinco dicas de livros que vão dar um empurrãozinho extra na sua motivação.

O investidor inteligente

Vamos começar nossa lista com uma indicação do próprio Buffett. Em “O investidor inteligente”, o economista e investidor Benjamin Graham fala sobre a inteligência sob outro ponto de vista. Esqueça o QI alto. O investidor inteligente, segundo o autor, é aquele que combina educação financeira, visão de longo prazo e sabe controlar suas emoções. Graham ainda fala sobre o mercado de investimentos como um todo, suas incertezas e como fazer melhores escolhas a partir de alguns princípios básicos. 

Iludidos pelo acaso: a influência da sorte nos mercados e na vida

Qual a influência do acaso na sua vida? Esse é o tema central do livro de Nassim Taleb, um dos maiores influenciadores do mercado financeiro mundial. Taleb defende que o que transforma as pessoas em sucesso, na maioria das vezes, é a sorte. No mercado financeiro, segundo ele, isso é ainda mais evidente. O estatístico fala sobre profissionais desse meio e a forma como o acaso influenciou na trajetória deles. Também discute sobre a maneira como encaramos essas experiências, como usar isso a seu favor e ainda faz um alerta sobre receitas mirabolantes e métodos infalíveis de investimento – que não existem.

Fora da curva

Este livro reúne depoimentos de dez gestores e personalidades do mercado financeiro, como o co-CEO da GP Investimentos, Antônio Bonchristiano; um dos fundadores do Banco Pactual (atual BTG) André Jakurski; e do fundador da gestora Dynamo, o economista Pedro Damasceno, morto por um enfarte em 2017. Ali você vai encontrar a trajetória de cada um deles, incluindo sucessos e fracassos. Uma leitura para quem quer tirar insights de histórias reais e saber mais sobre o histórico desses executivos – cada um com seu perfil e jeito de pensar.

Investimentos inteligentes

Investir pode ser menos sofrido do que muitos imaginam. Neste livro, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi fala sobre as qualidades de um bom investidor e mostra como investir. Cerbasi também mostra a importância de ter uma estratégia, saber negociar e também de conhecer os principais indicadores da economia. É uma boa leitura para quem quer começar a investir, mas ainda não sabe como.

Rápido e devagar

Segundo o autor e especialista em economia comportamental Daniel Kahneman, o ser humano tem duas formas de pensar: uma é rápida, emocional e intuitiva. A outra mais racional, lenta e lógica. De acordo com ele, é preciso entender esses lados para saber usar a estratégia certa em cada momento. Kahneman propõe que você deve se proteger de “falhas mentais”, como o excesso de confiança. O que vale inclusive para os investimentos.


Você também pode gostar

Redação IF

Publicado em 07.dez.2021 às 19h16

Dólar fecha em queda de 1,27%, com otimismo sobre variante ômicron

No fim do dia, a moeda americana foi negociada em baixa de 1,27%, R$ 5,6178

Isabella Carvalho

Publicado em 07.dez.2021 às 18h54

Carteira digital, casamento e reforma da casa: para onde o consumidor brasileiro está olhando

Estudo mostra quais setores estão em alta e como o dinheiro está se tornando cada vez mais virtual

Leonardo Guimarães

Atualizado em 07.dez.2021 às 19h52

O que não fazer com seus investimentos em 2022

Elaboramos dicas essenciais para 2022, que será um ano desafiador e vai exigir preparo dos investidores

Denyse Godoy

Atualizado em 07.dez.2021 às 14h48

Pedidos pagos e cancelados: consumidores relatam instabilidade no iFood

É o segundo incidente a afetar o aplicativo em pouco mais de um mês

Júlia Moura

Atualizado em 07.dez.2021 às 15h46

Ibovespa segue em alta, impulsionando ações de petrolíferas, mineradoras e siderúrgicas

Recuperação dos preços de minério de ferro, que subiram mais de 8% na China, impulsionam ações de mineradoras e siderúrgicas