Independência Financeira

Independência financeira é a situação na qual a pessoa não precisa trabalhar para sobreviver. Consiste em ter uma renda suficiente para bancar todas os seus gastos. Não importa a fonte, desde que não dependa do trabalho. Pode ser renda de ativos, como investimentos no mercado financeiro, imóveis, empresas; benefícios da previdência social ou complementar; e ainda, direitos autorais ou de propriedade industrial.

Em resumo, independência financeira significa possuir uma renda que cubra todos os seus gastos pessoais e familiares, e que tenha caráter vitalício (dure enquanto você viver).

Aposentadoria e Independência financeira

Aposentado é a pessoa que pára de trabalhar e passa a receber um benefício da previdência social ou privada, ou ainda renda de negócios próprios e investimentos. Você pode ser aposentado e não ter renda suficiente para sobreviver. Ou você pode ser financeiramente independente e continuar trabalhando.

Não adianta se iludir: um dia você vai precisar – ou querer –  parar de trabalhar. Se desejar tranqüilidade e conforto quando se aposentar, então você precisa planejar desde já. Quanto mais cedo começar, menos terá que investir e maior será sua renda no futuro.

Muitas pessoas deixam para pensar em planos de aposentadoria aos cinquenta anos. Não é que seja tarde – uma vez que muitos de nós viveremos até os oitenta ou cem anos – mas o esforço será imensamente maior.

Para conquistar a independência financeira você precisa planejar-se para reservar e investir uma parte da sua renda. Enquanto depender do seu trabalho para sobreviver você não tem independência financeira.

O segredo da independência financeira é colocar o dinheiro para trabalhar. Se você gasta tudo que ganha nunca conquistará a independência financeira. Enquanto você tiver capacidade e energia para trabalhar, talvez você viva bem. Mas, como será quando você precisar se aposentar e depender dos minguados centavos da previdência social?

A independência Financeira deve ser um dos seus principais objetivos financeiros. É claro que esse é um projeto de longo prazo. A não ser que tenha a sorte de ganhar na loteria ou casar-se com uma pessoa milionária, você terá que organizar-se para construir aos poucos um conjunto de ativos que gerem renda para garantir uma vida futura tranquila e sem privações.