Vivendo do passado

A grande diferença entre as pessoas que realizam seus sonhos e as que não realizam ou vivem pesadelos está na forma como organizam suas vidas. As pessoas que vivem bem e realizam sonhos são as que têm os olhos voltados para o futuro.

A melhor forma de ser feliz é viver o presente, olhando para o futuro. Algumas pessoas até querem olhar o futuro, mas continuam com um pé no passado. Não avançam. E não avançam porque têm contas a acertar com o passado.

A maioria dos problemas financeiros que enfrentamos hoje está relacionada a decisões inadequadas e falta de planejamento no passado. O passado é como uma corrente que nos mantém presos no mesmo lugar. Como somos obrigados a olhar para trás não conseguimos ver o futuro. Enquanto ficamos presos ao passado, só temos olhos para ele, não podemos imaginar e construir o futuro desejado.

Seres humanos andam para frente. Então só há uma forma de avançar, e avançar rápido: dar as costas para o passado e olhar o futuro. Se você passa a vida pensando em como pagar as suas contas, dificilmente irá deslanchar. Vai ser muito difícil andar para frente. Será impossível realizar seus sonhos. Aliás, será impossível até sonhar, pois o futuro é algo que fica fora do seu campo de visão. As pessoas que vivem do passado podem até desejar andar para frente, mas sua cabeça, sua mente e sua energia estão voltadas para trás. Questões não resolvidas no passado consomem tempo e energia que poderiam ser usados para construir um belo futuro.

Se você quiser ser financeiramente feliz deve mudar sua estratégia. Em vez de deixar um rastro de contas a acertar com o passado, comece a construir o futuro.

Pessoas felizes olham para seu futuro

Quando as pessoas não têm contas a acertar com o passado, estão livres para olhar para frente. Sua atenção está voltada para planejar o futuro e não para consertar o passado. Quanto mais distante o passado, melhor.
As pessoas livres do passado vão além do “sonhar”. Ao contrário das que transformam seus sonhos em decepção ou pesadelos – as pessoas livres do passado realizam seus sonhos, planejam a construção de seus projetos de vida e vão realizando aos poucos, curtindo e comemorando cada conquista. (Adaptado do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Financeiramente Felizes).