Planeje suas finanças para que 2024 seja muito melhor do que 2023!

Nossos articulistas te provam que o melhor caminho para o ano que vem será pela via do planejamento financeiro

Em um mundo onde você não pode contar com a previsibilidade dos mercados, uma coisa é certa: ter um planejamento financeiro é o melhor caminho para você se esquivar dos contratempos do mercado financeiro. Quem diz isso não sou eu. São os melhores analistas do mercado. Gente que se debruça sobre a economia local e mundial para entender o que está acontecendo e traduzir tudo para que você tome as melhores decisões para o seu bolso. E, aqui na Inteligência Financeira, temos boa parte desses profissionais, que você encontra em nossos textos e podcasts e também nas colunas assinadas por eles – todos listados aqui.

Neste sentido, pedimos para três dos nossos especialistas olharem para 2023 e fazer algumas projeções para 2024. Foi batata: a saída em comum encontrada por eles é mesmo ter um bom planejamento financeiro.

Porém cada um, à sua maneira, traçou um caminho diferente. Mas todos levam para o mesmo lugar. O lugar de vigilância das suas contas. Porque, no fundo, é muito mais fácil se descontrolar do que tomar as rédeas dos seus gastos.

Então, selecionamos abaixo os principais trechos desses textos – mas você pode conferir cada um deles na íntegra nos links também. Enfim, nos diga: planejamento financeiro é ou não é o melhor caminho para sua paz financeira?

As lições financeiras de 2023

Martin Iglesias tem certificação CFP® e 30 anos de mercado. No Itaú Unibanco, Martin é responsável pelas recomendações de investimentos e é vice-presidente do Grupo Consultivo de Certificação e Educação para Investidores da Anbima. Pedimos para ele nos mostrar o que podemos tirar de 2023. Disso nasceu o artigo 4 lições financeiras de um ano volátil, cujo trecho você confere abaixo:

“O primeiro ponto que merece nossa atenção é a percepção de que momentos de incerteza não devem necessariamente ser temidos, mas podem encarados como oportunidades.

Quando as nuvens de pessimismo pairam sobre o mercado, é fácil recuar e adotar uma postura de espera.

Contudo, aqui temos nossa primeira lição financeira. Aprendi ao longo dos anos que é precisamente em tempos adversos que boas oportunidades se revelam.

Os ativos desvalorizados oferecem um ponto de entrada estratégico, e esperar que tudo esteja em perfeita ordem pode resultar em perder o timing ideal.”

Planejamento financeiro transforma sonho em realidade

A economista Dirlene Silva é colunista da Inteligência Financeira há quase um ano. Com um texto sério e indo nas entranhas da economia e das finanças pessoais, Dirlene foi escolhida pelo Linkedin como TopVoice. Para nós, neste fim de ano, ela escreveu o artigo Como o planejamento financeiro pode transformar sonho em realidade?, que você degusta um pedaço abaixo:

“Foi através do planejamento financeiro que eu consegui transformar meu grande sonho em realidade e atualmente, eu afirmo que “sou muito maior que meus sonhos”!

Me apresento como a filha da lixeira que ousou sonhar, estudar e ser economista, e por sonhar, muitas vezes, foi motivo de piadas. Te conto o motivo…

No ambiente em que eu vivia, estudar era uma ousadia e, ser economista, digamos que não era uma profissão muito associada com pessoas negras. Na verdade, a chancela de “economista” estava associada a pessoas bem-sucedidas e era uma profissão de elite nos anos 1990. Então, era considerado uma insanidade para a minha realidade.

No entanto, hoje faz parte do meu trabalho ajudar pessoas a transformar seus sonhos em realidade. Eu as ajudo a tangibilizar os sonhos, transformando-os em objetivos, fracionando estes objetivos em metas e assim, priorizando o consumo para que os objetivos e, consequentemente, os sonhos sejam conquistados.”

A importância de saber o que não fazer com o dinheiro

Fernanda Melo é economista e planejadora certificada CFP. Fernanda também é especialista em investimentos e, em suas colunas aqui na Inteligência Financeira ela traça cenários econômicos, e, é claro, fala sobre planejamento financeiro. Tão importante quanto saber o que fazer com seu dinheiro é saber o que NÃO fazer com ele. Tipo gastar em excesso. Tipo não investir. E foi sobre isso que Fernanda tratou no artigo Gastar ou investir: o que NÃO fazer em 2024?, com uma escrita primorosa, como você pode ver:

“Não começaria o ano de 2024 sem antes ter planejado pagar menos Imposto de Renda, através de um plano de previdência privada que diminui a base de cálculo do imposto. Se você recebe renda tributável e pode aumentar a restituição em 2024, já temos aqui o primeiro passo (ainda em 2023).

Por trabalhar no mercado financeiro, sei como é fascinante querer conhecer todas as possibilidades de ganho com diferentes ativos. Porém, isso pode ser uma armadilha para os iniciantes. Não queira começar a diversificar sua carteira sem antes ter uma boa reserva de emergência. Antes de querer decorar as paredes, procure construir uma boa fundação.

Em 2022, tivemos a tentativa de recuperação econômica pós-covid através de estímulos monetários. Vimos guerras e conflitos geopolíticos se desenhando, e um problema de desabastecimento na cadeia produtiva mundial.

Em 2023, vimos as consequências do pós-covid. A inflação preocupou os bancos centrais. A quebra de bancos americanos também assustou, mas, felizmente, a recessão americana não afetou o dia-a-dia já que o FED garantiu os depósitos dos cidadãos americanos. O efeito dominó que assustou, não veio.”