Planejamento Financeiro

Quando se fala em planejamento financeiro logo pensamos em investimentos, mercado de capitais, bolsa de valores etc. Entretanto, planejamento financeiro é muito mais do que isso.

O objetivo do planejamento financeiro é organizar e planejar a vida econômico-financeira, gerenciar rendas e gastos, melhorar a qualidade de vida através do uso apropriado do dinheiro, construir reservas para imprevistos e para aposentadoria etc.
Um planejamento financeiro funciona como um mapa, um roteiro que mostra aonde você quer chegar, o caminho que deve percorrer e o ponto onde você está a cada momento.

Ele deve ser simples e pessoal, de forma que facilite a elaboração e a execução. Deve-se evitar planos muito complexos que dificultem e desestimulem o acompanhamento e adaptação. Isso mesmo: o seu planejamento pode ser adaptado aos novos fatos que ocorrem ao longo do tempo.

Você pode colocar seu planejamento no papel, embora nem sempre isso seja necessário. Muitas pessoas têm tudo planejado mentalmente e conseguem conquistar seus objetivos. Entretanto, se o planejamento for familiar, é bom colocar no papel para que todos possam acompanhar.

© Nério Venson