A questão não é o tamanho da renda

O segredo de uma vida financeiramente feliz e próspera não é ganhar mais. Pergunte às pessoas que tiveram aumento de salário no ano passado se a poupança delas aumentou? É provável que tenham aumentado suas dívidas. É que as pessoas costumam assumir novos compromissos quando ficam sabendo que vão ter um reajuste salarial, mesmo antes de receber. Nosso hábito é gastar, e não poupar. Quanto mais ganhamos, mais gastamos.

A maioria das pessoas se mata de trabalhar e no fim do mês não sobra nada. Conheço gente que teve seu salário duplicado nos últimos dois anos, mas continua com problemas financeiros. Essas pessoas passaram a comprar roupas e carros mais caros, a frequentar restaurantes sofisticados e a fazer coisas que não faziam. Mas, não estão mais ricas nem mais felizes. Continuam com um estilo de vida acima da sua renda.

Um dos segredos de uma vida financeiramente feliz e próspera é viver com SIMPLICIDADE. Isso não significa passar necessidades, viver num casebre, andar mal vestido ou abrir mão das coisas boas da vida. Viver com simplicidade significa optar por uma padrão que garanta qualidade vida, bem-estar e tranquilidade no presente e no futuro. Para isso é importante adaptar nosso estilo de vida um pouco abaixo das nossas possibilidades, para que possamos ter reservas suficientes no caso de imprevistos e para que possamos poupar para o futuro.
Viver com simplicidade numa sociedade consumista é um grande desafio. Mas é também uma enorme oportunidade de fazer a diferença, viver melhor, se destacar e prosperar.

© Nério Venson