Decisão fundamental para a Felicidade Financeira

Nossa Felicidade Financeira depende fundamentalmente da escolha de uma das seguintes opções:

a) gastar tudo que ganhamos;
b) manter um planejamento financeiro e “Gastar com Sabedoria”.

Essa é a escolha básica que devemos tomar na nossa vida. Dela depende nosso sucesso e bem-estar financeiro.

Se você gasta tudo que o ganha, como vai se virar quando surge um imprevisto? Provavelmente terá que recorrer a empréstimos. E terá que fazer sacrifícios para pagá-los depois.

Se você gasta tudo que o ganha, como será quando você não puder mais trabalhar? Será que a renda Previdência Social será suficiente?
Se você gasta tudo que o ganha, provavelmente não terá dinheiro para cuidar preventivamente da sua saúde. E o que fará se ficar doente?
Se você gasta tudo o que ganha, e não sobra nada, como vai realizar seus sonhos?

Quando você planeja a sua vida, tudo fica mais fácil. Você está preparado para os imprevistos, porque tem reservas financeiras. Com planejamento, você pode decidir quando poderá se aposentar e até mesmo quanto será sua renda. Você viverá mais tranquilo. Se você tem um bom plano de saúde, provavelmente fará consultas e exames regulamente para manter sua saúde em dia. Seus sonhos? Ora, se você evitar despedícios com juros, compras e gastos desnecessárias, você poderá guardar dinheiro para realizar todos os seus sonhos.

Como vê, a nossa Felicidade Financeira começa com a primeira decisão: Vou gastar sem planejamento? ou vou gastar com sabedoria e poupar uma parte do que ganho, planejando uma vida tranquila e a realização dos meus sonhos?

© Nério Venson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *