Sucesso e Realização

As pessoas buscam fama e sucesso, mas, na verdade elas querem ser felizes. De nada adianta o sucesso que não for capaz de nos trazer bem-estar e felicidade. A mesma coisa acontece com o dinheiro. As pessoas querem ser ricas porque pensam que assim serão felizes. Mas ninguém se torna automaticamente feliz ao ficar rico ou famoso. A riqueza apenas amplifica aquilo que já somos, inclusive nosso caráter e nossa personalidade.

Nem riqueza, nem sucesso. O que nos garante a felicidade é a autorrealização. O que diferencia a autorrealização do sucesso é a referência que usamos. Vou explicar melhor. Sucesso depende do que os outros pensam de nós, de como nossas conquistas são vistas e comentadas pelas outras pessoas, ou seja, a referência é externa. Autorrealização depende do que pensamos sobre nós mesmos: nosso autodesenvolvimento, nossa evolução como pessoa. A referência, nesse caso, é interna.

Olhando desse ponto de vista, posso estar feliz por uma conquista pessoal, mesmo que ela não se torne pública. De forma semelhante, por mais que tenhamos sucesso (reconhecimento dos outros), jamais seremos felizes se não estivermos satisfeitos com nossos resultados. Simples, não é?

Antes do sucesso, busquemos a realização pessoal. Todos nós precisamos de um pouco de reconhecimento e aceitação. Mas seremos tanto mais felizes quando menos dependermos do sucesso e do reconhecimento alheio para nos sentirmos realizados.

Leia também o Capítulo II – A essência da Felicidade Financeira, do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Financeiramente Felizes.

© Nério Venson

Uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *